Após quase cinco meses de incertezas, Tony Kanaan pode respirar tranquilamente. O piloto brasileiro anunciou nesta segunda-feira que correrá todas as etapas da Fórmula Indy em 2011. A nova equipe de Kanaan é a KV Racing, fruto da sociedade de Kevin Kalkhoven, da Lotus Cars e, do ex-piloto, Jimmy Vasser. Após ver a tentativa de compor um time 100% tupiniquim naufragar, o baiano já viajou para Miami, onde fará apenas um teste com o carro nº 82.
Entenda a história:
Em novembro de 2010, Kanaan foi pego de surpresa ao saber que seu patrocinador - a rede de lojas de conveniência 7-Eleven - estava se retirando da Fórmula Indy, antes de seu contrato com o brasileiro acabar. Sem alternatva, o dono da equipe, o ex-piloto Michael Andretti, liberou o brasileiro para buscar outra equipe pois, sem o aporte de um patrocinador, não teria condições de bancar uma temporada inteira para Kanaan.
A partir desse instante, ele viveu o maior pesadelo de sua carreira. O ex-campeão da categoria (ganhou em 2004) estava a pé. Porém o jogo estava mudando e, em dezembro, TK conseguiu um patrocínio com a cervejaria Petrópolis e começou a negociar com Gil de Ferran, então dono da De Ferran Racing. Em janeiro os dois oficializaram o acordo, em uma coletiva em São Paulo. Kanaan já tinha boa parte do dinheiro necessário, De Ferran iria buscar o restante. Mas ele não conseguiu, e em fevereiro a parceria acabou, e o time de Gil de Ferran fechou as portas.
Em novembro de 2010, Kanaan foi pego de surpresa ao saber que seu patrocinador - a rede de lojas de conveniência 7-Eleven - estava se retirando da Fórmula Indy, antes de seu contrato com o brasileiro acabar. Sem alternatva, o dono da equipe, o ex-piloto Michael Andretti, liberou o brasileiro para buscar outra equipe pois, sem o aporte de um patrocinador, não teria condições de bancar uma temporada inteira para Kanaan.
A partir desse instante, ele viveu o maior pesadelo de sua carreira. O ex-campeão da categoria (ganhou em 2004) estava a pé. Porém o jogo estava mudando e, em dezembro, TK conseguiu um patrocínio com a cervejaria Petrópolis e começou a negociar com Gil de Ferran, então dono da De Ferran Racing. Em janeiro os dois oficializaram o acordo, em uma coletiva em São Paulo. Kanaan já tinha boa parte do dinheiro necessário, De Ferran iria buscar o restante. Mas ele não conseguiu, e em fevereiro a parceria acabou, e o time de Gil de Ferran fechou as portas.
Sem a De Ferran, o rol de opções de Kanaan estava pequeno. Sobravam apenas equipes pequenas (Dale Coyne, Dreyer & Reinbold) afinal, Newman Haas, Penske e Chip Ganassi estavam com seus pilotos definidos. Na última semana, Tony começou a negociar com Jimmy Vasser e, após receber uma garantia de Jimmy, os dois fecharam o acordo.
![]() |
Novo carro de Tony Kanaan (Foto: Twitter oficial do piloto) |
Homenagem
O número 82 não foi escolhido à toa. Ele foi usado por Jim Clark nas 500 milhas de 1965, prova vencida pelo escocês que corria pela equipe Lotus. O japonês Takuma Sato e o venezuelano Ernesto Viso serão os companheiros de equipe do brasileiro. Além dele, mais quatro brasucas estão confirmados para a temporada da Indy em 2011: Hélio Castroneves (Penske), Vitor Meira (Foyt Enterprises), Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold) e Raphael Matos (AFS Racing).
A temporada 2011 da Fórmula Indy começa no dia 27 de março, nas ruas de São Petesburgo, na Califórnia.
![]() |
Após ficar a pé, Kanaan (à esquerda) tem presença garantida em 2011 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário